quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Justiça de SP decide manter Roger Abdelmassih preso

Justiça de SP decide manter Roger Abdelmassih preso
Publicidade

MÔNICA BERGAMO
colunista da Folha de S.Paulo
da Folha Online

Atualizado às 19h06.

A Justiça negou pedido de Roger Abdelmassih, 65 para que ele fosse libertado. Os advogados do médico já tinham recorrido ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal), sem sucesso. O caso voltou para a primeira instância, que novamente decidiu que Abdelmassih deverá ficar na prisão.

* Entenda o caso que envolve o médico Roger Abdelmassih

Abdelmassih está preso desde o último dia 17 de agosto. Ele já teve outros três pedidos de liberdade negados pela Justiça, e foi transferido para o presídio de Tremembé (147 km de São Paulo). O médico é acusado de atentado violento ao pudor e estupro contra ex-pacientes.

Os advogados alegaram que, como ele teve o registro profissional suspenso pelo Cremesp, o conselho estadual de medicina, não representaria mais risco às pacientes e por isso poderia ser libertado. A juíza Kenarik Boujikian Felippe não acolheu os argumentos.
Fred Chalub/Folha Imagem
Abdelmassih é acusado de atentado violento ao pudor e estupro contra ex-pacientes
Abdelmassih é acusado de atentado violento ao pudor e estupro contra ex-pacientes

Em sua sentença, ela diz o seguinte: "Indefiro o pedido de relaxamento da prisão preventiva. De fato, o documento juntado pela Defesa indica que o acusado sofreu interdição cautelar do exercício profissional, entretanto esta sanção é de caráter administrativo e as demais razões apontadas pela decisão, que se encontra em fase recursal, não foram alteradas, razão pela qual fica mantida."

Segundo o Ministério Público de São Paulo, Abdelmassih é acusado de 56 estupros. A denúncia foi feita com base em legislação que passou a vigorar no mês passado, segundo a qual o antigo "ato libidinoso" passa a ser considerado como "estupro". Pela legislação anterior, seriam 53 atentados violentos ao pudor (atos libidinosos) e três estupros (quando há conjunção carnal).

Em geral, as mulheres o acusam de tentar beijá-las ou acariciá-las quando estavam sozinhas --sem o marido ou a enfermeira presente. Algumas disseram ter sido molestadas após a sedação.

Outro lado

Desde que foi acusado pela primeira vez, Roger Abdelmassih negou por diversas vezes ter praticado crimes sexuais contra ex-pacientes. O médico afirma que vem sendo atacado há aproximadamente dois anos por um "movimento de ressentimentos vingativos".

Abdelmassih também sustenta que as mulheres que o acusam podem ter sofrido alucinações provocadas pelo anestésico propofol, usado durante o tratamento de fertilização in vitro. De acordo com ele, as pacientes podem "acordar e imaginar coisas".

Segundo sua defesa, o médico nunca fica sozinho com suas pacientes na clínica, estando sempre acompanhado por uma enfermeira.

Nenhum comentário: