quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Triste Episódio....




Triste Episódio...
Teresa Cordioli.


Voltando de um jantar, deparo-me com muita gente, formam uma grande fila, de repente vejo alguém que me parece conhecido; volto a olhar e pergunto:
- Quem é aquela Senhora?
- É a dona Maria?
- Pare o carro! (indaguei de imediato...)
- Boa Noite Dona Maria! A senhora está bem?
Com o ar sereno de sempre, olhou-me com aqueles olhos azuis... e me respondeu, sorrindo:
- Minha filha, estou bem... com dor nas pernas, mas bem...
Fui logo dizendo: A senhora tem relógio ai? Sabe que horas são? São duas horas da manhã. Não está enganada, não? Ontem passei aqui à tarde, lá por volta de 13:00 horas e a vi por aqui também, hoje errou horário? A Senhora não prestou atenção no horário colocado lá no portão? Lá está marcado: das 8:00 às 14:00 horas...
Com o mesmo olhar, e com um leve desconforto nas palavras me respondeu:
- Vi sim minha filha, mas é que ontem quando me viu aqui eu tinha chegado às 4:00horas da manhã, e não consegui pegar senha; quando chegou às 14:00 horas tive que voltar para casa, sem ser atendida...então hoje fui mais esperta, vim bem mais cedo... olha, são duas horas e já estou aqui bem quietinha assegurando meu lugar...
- Mas que horários são estes dona Maria?
- Os designados pelos chefões...
Mas que Imposto a Senhora veio pagar? Que conta? Eu pago para a Senhora amanhã...vou ao Banco...
- Não vim pagar imposto nem contas minha filha; estou apenas tentando dar entrada no pedido de pensão. Ficou sabendo que o meu velho João morreu? Agora não tenho mais renda, não... dinheiro acabou. Quanto às minhas contas, estas eu já paguei todas em dia; veja, somente na Avenida tem mais de dez Bancos, duas Lotéricas, cinco Farmácias e Magazines... todas estão autorizadas a receber contas e a fazer certos recebimentos...é muito rápido, lá, eu nem pego fila...tenho regalias...pagar ficou muito fácil, paguei as minhas contas na casa de Material de Construção.
Não atraso, não posso pagar juros, está difícil de pagá-las no valor real, quanto mais com juros altos. Obrigada por querer me ajudar filha, mas pagar se tornou muito fácil...É só ter dinheiro na mão...difícil é receber... E aqui já até me acostumei a pegar fila, não tenho mais dinheiro para pagar guri para guardar meu lugar e sabe, filha, tenho prazo para dar entrada, um mês, e o tempo está passando, não posso perder o benefício... se continuar assim, sei não o que vai acontecer.
- Então, dona Maria, boa noite! Trouxe banquinho? Sente-se, descanse...
Fui para casa não conseguia dormir, pensando não apenas naquela mulher, que é minha amiga, mas em todos aqueles que lá estavam. Eram muitos! Mas...acabei dormindo, levantei e fui trabalhar. Quando volto do almoço lá pelas 13 horas, vejo um corre-corre, o povo agitado na fila, ambulância saindo em disparada... parei e perguntei: -- O que acontece?
- Dona Maria, lembra dela? A Senhora falou com ela ontem à noite, eu estava atrás dela, então, dona, o cansaço, a fome, o calor deste sol, ela não agüentou, desmaiou; chamaram ambulância e a levaram para o hospital.
Eu, mais do que depressa, fui perguntado para o porteiro, o guarda que ali organizava a fila: - Posso guardar a senha dela para amanhã? Assim ela não precisa mais esperar...
Sorrindo, me respondeu...
- Tem nada não, a senha de hoje não tem validade para amanhã, não... amanhã começa tudo de novo...


Teresa Cordioli...24/04/2006

e a festa continua até hoje... quem está na fila hoje sou eu!22/01/2009...

Um comentário:

"o poeta da verdade" disse...

O que falar ou pior digitar!No Brasil segue uma legião de Donas Marias com garra e esperança, mesmo diante do descaso pelas instituições públicas, privadas , enfim, por todo lugar que alguém vá atrás de "cidadania".Será que cidadania é ter direito, ser respeitado(a) e acreditar nos escritos ?Ao ler viajei tão próximo da circunstância, então lembrei de algo que ficou para trás , mas ainda martela minha caxola ..."sem interesse nada se move na terra do amanhã"...A midia a todo momento detalha isto em manchetes para aumentar o IBOPE - os tais pontos preciosos de audiência - e nada a mudar!Será que não é possível quantificar e organizar?A cada noite no ambiente de trabalho percebo muita gente com dor a esperar. Lá também certa vez chegou uma Dona Maria e por mais esforço que "eu" fizesse naquele instante , não foi o suficiente , pois necessitava da outra parte... É assim a nossa condição - precisamos da outra parte - como se fosse uma corrente! Ufa! Paro por aqui rsrs amiga , pois realmente o alcance das suas palavras mexeram comigo e escrever é isto "emoção"! PARABÉNS PELO TEXTO e o meu sentimento pela DONA MARIA !